
A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte do Estado do Pará (Artran), foi convidada a participar de evento que busca disseminar a conscientização sobre a acessibilidade em empresas e órgãos públicos. A cerimônia, em Belém, foi realizada nesta sexta-feira (16), no Auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, do Ministério Público do Pará (MPPA). O ouvidor Huascar Júnior representou a Artran, a convite do Diretor-Geral da autarquia, Dr. Eduardo Ribeiro.
“O Estado tem uma grande preocupação com a acessibilidade. A Artran, por exemplo, faz sempre visita nos postos itinerantes e nas estações; rodoviária e hidroviária. Na Rodoviária aqui de Belém, nós percebemos que havia uma necessidade enorme de melhorar o acesso a Ouvidoria e nós já conseguimos um novo espaço, dentro do Terminal, no piso térreo, que vai beneficiar todas as pessoas, principalmente os cadeirantes.”, destaca o ouvidor que levou essa preocupação do Governo para a roda de conversas no Ministério Público.

Além do atendimento a população na Capital, Huascar pontua que a Artran tem planos de melhorias em todas as regiões do Estado onde atua. “Nós pretendemos visitar e levar melhorias a todos os postos da Artran no Pará, visitar os interiores e entregar espaços melhores, com conforto e acesso fácil a qualquer pessoa. A nossa preocupação é possibilitar o bem-estar dos usuários do transporte público intermunicipal, quer seja por via terrestre ou por rios”, finaliza.
O evento no MPPA é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade, celebrado toda terceira quinta-feira do mês, desde 2012. Foram convidados autoridades, secretarias estaduais e municipais, entidades que lutam pelos direitos da pessoa com deficiência, lideranças e demais interessados na causa inclusiva.

Um dos destaques do evento foi a apresentação do Coral de Libras do Centro de Atendimento a Surdos (CAS), que empolgou a plateia com canções regionais de tecnobrega. A programação também debates e trouxe palestras do presidente da Federação das APAEs do Estado do Pará, Dr. Emanoel O’ de Almeida, da Dra. Arlete Marinho Gonçalves, que é coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPA e da Auditora de Controle Externo do TCE, Dra. Aila Seguin Oliveira.